Monday, April 27, 2009

Arrábida - um monumento geológico sem fronteiras - do Risco ao Monte Abraão

O Calvário das Três Cruzes, no Monte Abraão, foi erigido por frades capuchos arrábidos, seguindo ordens do fundador São Pedro de Alcântara. Este grupo eclesiástico, pertencente à Ordem do Seráfico Patriarca S. Francisco, é igualmente responsável pelo conjunto arquitectónico composto pelo Conventinho Novo, construído na primeira metade do século XVI, e pelas capelas e guaritas do Conventinho Velho, que se espalham por uma das encostas da vertente Sul da Arrábida, recuperando a via sacra cristã numa singular comunhão entre a religiosidade e a natureza.
Do original conjunto de cruzes de madeira já nada resta, uma vez que as que chagaram ao século XX foram substituídas por cruzes de pedra em 1954, ano em que o Duque de Palmela mandou instalar no local as três cruzes de pedra calcária que ainda hoje marcam aquela paisagem, à excepção de uma delas que entretanto desapareceu, ao que parece, após exercícios militares de mira de artilharia.
Em 2001, numa acção conjunta inédita entre o Parque Natural da Arrábida, o Estado Maior da Armada e o proprietário do terreno (o Conde da Póvoa, filho dos Duques de Palmela), uma equipa de especialistas, com recurso a um helicóptero, devolveu ao Alto do Monte Abraão a terceira cruz da via sacra, recuperando um magnífico conjunto iconográfico que adquiriu, entretanto, um legítimo direito de permanência na paisagem da Arrábida.


A Pedra da Anixa - um "Risco" flutuante, um iceberg de surpresas...

A Grande Fenda


Thursday, April 23, 2009

Wednesday, April 15, 2009

A's de trunfo

O círculo fundacional da AAAAAA (Associação Arrábida Antiga - Arqueologia, Ambiente e Arte) e a planta do monumento da Roça do Casal do Meio...
... e mais uns A's para acrescer à denominação...

Tuesday, April 14, 2009